segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Tipos de mercado e Formação de Preços





O que é o mercado?


Em quase todas as cidades por onde passamos, podemos deparar-nos com um mercado. Mercado neste sentido, é um local onde se encontram os vendedores e compradores de produtos que são comercializados a troco de uma determinada quantia.

Existem várias acepções para a palavra mercado e nem todos dizem respeito a um local físico. Deste modo podemos identificar um mercado de acordo com o tipo de bens transaccionados, como o algodão e o petróleo, quanto à natureza económica dos bens comercializados, como nos casos dos mercados financeiros ou imobiliário e também podemos classificar o mercado em função de um critério geográfico, como o mercado nacional ou o mercado internacional.

O mercado representa o confronto entre as intenções dos produtores (a oferta) e as solicitações dos compradores ( a procura), que determina o preço ( de mercado) dos produtos.

Então, o mercado é o local em sentido físico ou abstracto, onde se compatibilizam a oferta e a procura de um bem, a um determinado preço.



Tipos de mercado


Mercados de Concorrência Perfeita

Este mercado corresponde a uma estrutura em que o elevado número de vendedores e compradores não permite que nenhuma destas forças possa influenciar de forma significativa os preços dos bens. Trata-se de uma representação teórica composta por um conjunto de pressupostos que, na prática, é difícil observar em simultâneo. No entanto, este conceito teórico serve como ponto de partida para o estudo dos mercados reais de concorrência imperfeita.

Descrevem no quadro seguinte os pressupostos para a existência de um mercado de concorrência perfeita:



PRESSUPOSTOS DO MERCADO DE CONCORRÊNCIA PERFEITA

Atomicidade do mercado

Existência de um elevado número de compradores e vendedores de reduzida dimensão, que não conseguem, individualmente, influenciar significativamente o mercado, em particular, o seu preço.

Homogeneidade do produto

As características dos produtos transaccionados são de tal forma semelhantes que para o consumidor é indiferente consumir uns ou outros.

Livre entrada no mercado

Inexistência de obstáculos à entrada ou à saída do mercado, podendo todos os seus participantes entrar ou sair livremente e sem qualquer barreira.

Transparência perfeita

Todos os intervenientes dispõem de um livre acesso às informações respeitantes ao mercado, nomeadamente sobre os preços praticados e a qualidade dos bens.

Mobilidade dos factores

Os factores de produção devem poder ser deslocados de uma unidade produtiva para outra, de modo a poder estar em cada momento na unidade que proporcionar uma maior rentabilidade.


Mercados de concorrência imperfeita

Estes mercados são aqueles em que não se verificam as condições de concorrência perfeita. Podemos observar em simultâneo os vários pressupostos dos mercados de concorrência perfeita.



PRESSUPOSTOS DO MERCADO DE CONCORRENCIA IMPERFEITA

Atomicidade

O número de intervenientes raramente é alto o que não influencia a oferta ou a procura de um bem, bem como o seu preço.

Homogeneidade dos produtos

A homogeneidade dos produtos não é facilmente observável, pois são atribuídas características específicas aos produtos que fazem com que os consumidores os diferenciem, preferindo uns, em detrimento de outros.

Livre entrada no mercado

Este pressuposto nem sempre se verifica pois é natural que as empresas já estejam a actuar no mercado, há algum tempo, quer pela sua experiencia, quer por já terem dado provas das suas capacidades, e assim, podem constituir um obstáculo a qualquer nova empresa que só agora vai entrar no mercado.

Transparencia no mercado

As informações nem sempre são disponibilizadas a todos os intervenientes do mesmo modo. Geralmente quem domina o mercado tem mais acesso as informações sobre o mesmo.

Mobilidade dos factores

É posta me causa pelo uso das tecnologias usadas pelas diferentes empresas. Se um empresa deixar de produzir um bem para produzir outro, considerando mais lucrativo, pode ter como obstáculo as diferentes tecnologias utilizadas nos dois processos de fabrico. Mesmo que não haja impedimentos legais, pode levar ao acréscimo de encargos, pois nem todos os factores produtivos gozam de mobilidade.



As principais formas de concorrência imperfeita são :


O monopólio:


É um mercado em que um só vendedor denominado monopolista, comercializa bens a muitos compradores. Os preços e a quantidade oferecida de bens são fixados em função da maximização do lucro. Neste caso, a oferta é inteiramente dominada por um só produtor, que exerce uma grande influência sobre o nível de preços e a quantidade de bens com que vai abastecer o mercado. A entrada neste tipo de mercado enfrenta alguns obstáculos de natureza como os investimentos ou de natureza técnica quando existem questões práticas incontornáveis.


A concorrência monopolística:


Caracteriza-se pela existência de um grande número de empresas que comercializam produtos do mesmo género, e que no entanto, se diferenciam uns dos outros pela marca, pela publicidade ou por outras características. Nestes casos é fundamental o elemento diferenciador dos bens que se encontram à venda no mercado, pois é esse o factor que faz fidelizar cada cliente a um certo tipo de produto.

Nesta concorrência tem que haver um certo controlo por parte dos vendedores sobre o preço dos bens. Não é considerado um mercado de entrada difícil pois as novas empresas conseguem aceder-lhes sem grandes obstáculos. Hoje em dia esta forma de concorrência é muito frequente, levando as empresas a utilizar estratégias para conseguir criar um elemento diferenciador nos seus produtos e fazer com que os consumidores os escolham.


O oligopólio:


É uma situação de mercado em que as pequenas empresas comercializam produtos a um grande número de compradores. Os oligopolistas funcionam de modo bastante semelhante no que respeita às decisões do abastecimento do mercado, o que lhes permite dominar os preços. Existe uma certa interdependência nas suas decisões, no que diz respeito à fixação do preço da venda.

Neste tipo de concorrência, o acesso de novas empresas ao mercado é muito difícil, pois as empresas já existentes são rivais de grande dimensão e de forte implantação.



CARACTERÍSTICAS DOS PRINCIPAIS TIPOS DE MERCADO


Número de Vendedores

Número de Compradores

Grau de Concorrência

Tipos de Produto

Influencia no Preço

Concorrência Perfeita

Muito elevado

Muito elevado

Elevado

Produtos homogéneos

Sem influência

Monopólio

Um

Elevado

Nulo

Produtos exclusivos

Muito elevada

Concorrência monopolística

Elevado

Elevado

Médio

Produtos diferenciados

Reduzida

Oligopólio

Reduzido

Elevado

Elevado

Produtos diferenciados

Média



Como se formam os preços de mercado?


O preço de mercado (ou de equilíbrio) de determinado bem representa o preço que se forma no mercado (através do chamado mecanismo de mercado). Este mecanismo de mercado é a forma como se conjugam os interesses de ambos, ou seja, a combinação da oferta e da procura que permite a formação do preço de mercado dos bens.


Segundo a teoria da procura, esta representa a quantidade de bens que os compradores estão interessados em adquirir num determinado preço. Por norma, à medida que vai diminuindo o preço de um bem, aumentam as quantidades procuradas desse bem e vice-versa, isto é, quando o preço do bem aumenta, a procura desse bem diminui. O preço e a quantidade procurada variam, assim, em sentido inverso. Este comportamento entre o preço e a quantidade procurada de um bem designa-se por lei da oferta e pode ser representada graficamente através de uma curva descendente.







Segundo a teoria da oferta, esta representa a quantidade de produtos que os vendedores desej

am vender por um determinado preço. A lei da oferta traduz-se na relação entre a quantidade oferecida de um bem e o seu res

pectiv

o preço. De acordo com esta lei, quanto maior é o preço de um bem, maior é a sua quantidade oferecida, e vice-versa, isto é quanto menos o preço de um bem, menos interesse tem os produtores na sua venda, sendo então menor a quantidade oferecida desse bem. A representação gráfica da lei da oferta é feita através de uma curva ascendente.




Desta forma, existe apenas um preço em que as quantidades procuradas e oferecidas se igualam - é o

ch

amado preço de equilíbrio.

O preço de equilíbrio é o preço para o qual as quantidades oferecidas vão

ser iguais às quantidades procuradas. O mercado de um produto encontra-se em equilíbrio quando as quantidades oferecidas desse produto são iguais às quantidade procuradas.





Se por acaso ocorresse um acontecimento perturbador deste equilíbrio, esta situação não iria manter-se e o ponto de equilíbrio sofreria uma alteração. Imaginemos então que a utilização do bem X foi recomendado por um técnico profissional, em princípio essa recomendação iria fazer com que mais consumidores desejassem adquirir o bem X, levando, assim, a um aumento da sua procura, levando-a deslocar-se para a direita, gerando assim um excesso de procura.

Este excesso significa que a quantidade oferecida não é suficiente para fazer face à nova quantidade procurada pelos consumidores.

Nestes casos os produtores tendem a aproveitar a situação para aumentar o preço dos bens. E quando os preços começam a aumentar, o interesse dos consumidores vai diminuindo, dando assim origem a formação de um novo ponto de equilíbrio, onde apresentam valores mais elevados sendo o novo preço de equilíbrio e a nova quantidade de equilíbrio.

No entanto, mal surgisse outro factor de desequilíbrio, o ponto de equilíbrio agora encontrado daria lugar a um novo, e assim sucessivamente, pois é esse o modo como funciona o mecanismo do mercado. Perante um aumento da oferta ou da procura, o mercado reage adequando, em cada caso, o preço e a quantidade de equilíbrio. Na situação anterior, era previsível que, em resposta ao aumento da procura, aumentasse a produção do bem X, dando origem a um aumento da oferta, cujo excesso iria fazer encontrar um novo ponto de equilíbrio.







Trabalho elaborado por:

Liliana Gomes nº 9
Ruben Coelho nº 16

Sem comentários:

Enviar um comentário